Enquanto somos jovens, temos uma tendência natural de manter uma postura proativa. O caminho já foi percorrido por muitos e sabemos exatamente o que deve ser feito. Você escolhe um curso e se prepara para o vestibular até ser aprovado. Já estudando você busca uma oportunidade de estágio. Depois, quando formado você investe em uma especialização. O porém, normalmente, aparece depois desta fase. Muitos profissionais, quando concluem essa jornada convencional perdem de vista a importância da autorresponsabilidade na carreira e, também, da busca contínua por aprimoramento.
Neste cenário, é fundamental não colocar a gestão de carreira em segundo plano ou, ainda, esperar que boas e novas oportunidades de trabalho e de aperfeiçoamento venham a surgir sem esforço algum por mera obra do destino. Construir uma carreira sólida é um desafio exclusivamente seu e, por isso, só você pode estar à frente deste projeto.
# Autorresponsabilidade em primeiro lugar
Ao passo que muitas pessoas ficam esperando que a empresa patrocine seu curso, seu treinamento ou qualquer outra ação que desenvolva sua carreira, outras tantas avançam em um bom ritmo que lhes permite construir uma carreira sólida. Isso porque elas têm consciência da importância da autorresponsabilidade na vida e na carreira. Afinal, por mais óbvio que possa parecer, vale lembrar: a responsabilidade pela evolução profissional é de cada um.
Não é possível apenas esperar que a empresa lhe ofereça condições de avançar em sua trajetória profissional. É preciso, sim, ter atitude, iniciativa e fazer um bom plano de carreira, pois, na maioria das vezes, tudo o que você conquista com essa postura é o que te leva para outro lugar.
Por exemplo, se você busca, constantemente, participar de workshops, oficinas e cursos, possivelmente, o know-how e as competências desenvolvidas neste processo irão se converter em diferenciais para você.
Autorresponsabilidade tem tudo a ver com atitude e movimento. Só assim você poderá seguir e construir uma carreira sólida!
# A carreira é o seu principal negócio
Se para um empreendedor a empresa é o seu projeto de vida, para você a sua carreira é o seu principal negócio. Administre-a de mesma maneira inteligente e estratégica tal como um empresário gerencia sua organização.
Lembre-se que conhecer a si mesmo, descobrindo seus pontos fortes e fracos, identificando seu posicionamento no cenário e, também, seus aspectos de melhoria e os dificultadores, é indispensável.
Desta forma, você saberá como agir em diferentes contextos e diante de qualquer circunstância. Esteja sempre pronto e mantenha-se comprometido com a aprendizagem contínua.
Se você sabe que a sua empresa pretende expandir os negócios para a América Latina, por exemplo, é hora de começar a estudar espanhol. Afinal, esse será, em breve, o idioma mais usado para os novos negócios.
Agir com proatividade e desenvolver habilidades que, ao que tudo indica, serão requeridas aumentam sua competitividade e o colocam em vantagem. Desta forma, você se movimenta com mais facilidade na carreira podendo, inclusive, conquistar novas oportunidades ou aumento salarial.
#Explore seu networking
Se tudo isso parecer um pouco complexo demais e você estiver no início de carreira ou em transição – de uma para outra – buscar a figura do mentor para aconselhá-lo, orientá-lo e integrá-lo em uma rede de contatos profissionais pode ser uma ótima alternativa.
Independente do seu momento ou do apoio de um mentor, invista em um networking forte, indispensável para construir uma carreira sólida. Essa é uma das ferramentas mais importantes da carreira, porque te garante mais trânsito entre profissionais e empresas, mais independência, e, claro, mais chances de conquistar e negociar melhores condições de trabalho.
# A consciência da autorresponsabilidade impulsiona mudanças
Quando você assume o seu sucesso e, principalmente, os seus resultados negativos, muito possivelmente já está a caminho de ter plena consciência da autorresponsabilidade.
Para seguir em frente e fazer melhor, é preciso ter clareza sobre o seu potencial e, principalmente, sobre a importância de se assumir autor e jamais vítima da sua história.
Afinal, você é o único responsável pela vida que tem levado e pela carreira que construiu até agora. Tudo é mérito exclusivamente seu! Não há quem você possa responsabilizar pelas suas ações, conscientes ou inconscientes. Da mesma forma, não há outra pessoa para assumir a os seus pensamentos, comportamentos, palavras e as crenças que você mantêm.
Ter em mente o seu poder de escolha e de arcar com as respectivas consequências é libertador. Consciente disso, você pode ir para qualquer outro lugar. Fazer novas escolhas, experimentar outros caminhos, traçar objetivos e ser comprometido, de verdade, com cada um deles. Tudo isso torna-se possível!
Quando você age com autorresponsabilidade, adquire poderes e se sente capaz de mudar e reinventar o que é preciso, avançando na direção de seus objetivos e de uma vida plena.
Construir uma carreira sólida e uma vida plena será mais simples quando você assimilar o conceito de autorresponsabilidade e incorporá-lo à sua vida. Na certa, mudanças e conquistas virão depois. Seja proativo e confiante sempre!