O momento da demissão é inesquecível para muitas pessoas. Aquele dia em que a pessoa levanta e sente que algo está diferente, mas jamais imaginava que o motivo seria seu desligamento da empresa. Outros relatam que já estavam obervando que o clima não estava muito favorável nos últimos tempos, mas não imaginavam que seria com eles, afinal sempre entregaram bons resultados.
Realmente são momentos difíceis, onde nossa autoestima é testada nos colocando à prova. Porém, a vida é feita de escolhas, e neste momento você pode gastar seu tempo lamentando, ou ir à luta em busca de uma nova oportunidade. Acontece que uma recolocação nem sempre é imediata, gerando frustrações e baixa de energia, o que só faz piorar a situação. Mas isso não quer dizer que não tenha uma grande oportunidade te esperando. A questão indispensável é: se mantenha EMPREGÁVEL! Isso quer dizer que existem outras coisas que você pode fazer para garantir sua recolocação e que não seja somente enviar currículos.
Estude. Hoje em dia para que se consiga manter um emprego ou até ser contratado com mais agilidade, a pessoa deve se manter em aprendizado constante. Eleve seu nível de conhecimento na área escolhida, para que quando a oportunidade ideal apareça, você esteja pronto.
Cuide da sua saúde. Se alimente com qualidade e pratique esportes. Estas atividades manterão sua energia alta, o que poderá contribuir para sua contratação. Empresas de um modo geral, não contratam pessoas “derrubadas”, elas precisam de pessoas à todo vapor para gerar os resultados que precisam.
Ative seu Networking. Seus contatos precisam saber o que você está buscando. Sempre pode acontecer uma indicação ou informação que pode contribuir para uma recolocação ou que agregue no seu novo negócio. Mas cuidado com o oportunismo. Procurar as pessoas apenas nos momentos difíceis pode gerar desconforto. Desenvolva e mantenha estes relacionamentos com constância.
Acredite em você. Trabalhe para manter sua autoestima elevada. Acredite que você pode sim, e merece construir uma carreira de sucesso.
Seja diferente. Vejo certo comodismo hoje em dia, com os envios de currículos pela internet. Concordo que este meio deve ser usado sim e é uma evolução bem sucedida. Mas tenho observado várias contratações em que o candidato se posiciona de uma forma diferente, fazendo contato diretamente com o RH ou indo pessoalmente até a organização. Soube até de uma pessoa que enviou uma mensagem via linkedin para o diretor de uma empresa falando sobre suas aspirações em fazer parte daquela organização, e foi contratado! Neste momento não está em questão se é certo ou errado, o que quero trazer para reflexão é: Seja coerente, mas seja diferente! Faça algo a mais.
Conheça a sua essência. Aproveite esta oportunidade para desenvolver seu autoconhecimento. Hoje em dia, a maioria das entrevistas de emprego testam o candidato nesta questão.
Voluntariado. Está demorando a se recolocar e está com tempo ocioso? Se ocupe! Duas ou três vezes por semana de um trabalho voluntário pode te trazer conhecimento que contribuirá para sua evolução, ou quem sabe até a oportunidade de novos contatos que poderão abrir portas futuras. Quem sabe não é? E senão por uma destas possibilidades, existem várias empresas que valorizam este tipo de ação, podendo ser um diferencial em comparação à outro candidato.
Quer desenvolver sua empregabilidade? Venha conhecer nosso programa de Coaching Group Carreira. Desenvolvemos estas e outras habilidades para que você construa a sua carreira de sucesso!
Grande abraço e até mais!
Marisol Gimenes – Coaching de Carreira e Empresarial