Maria dedicou sua vida a criação dos filhos e acompanhar o marido no desenvolvimento de sua carreira que exigiu várias mudanças de cidade, estado e país. Filhos cresceram, marido decidiu empreender e acabaram fixando moradia em Curitiba. Agora Maria sente a necessidade de ingressar no mercado de trabalho. Mas como? Fazer o que com 42 anos e sem uma carreira construída ao longo dos anos?
João tem orgulho de ter sustentado sua família maravilhosa. Esposa e dois filhos sempre tiveram suas necessidades assistidas. De uns tempos pra cá, João encontra-se frustrado e muito insatisfeito com sua vida profissional, gostaria de seguir outra carreira, mas como mudar tendo casa e família pra sustentar? Ano após ano, João se sente mais improdutivo e frustrado por não estar apresentando resultados satisfatórios na empresa.
Helena, contribui ativamente com a renda familiar e foi demitida neste mês. Um misto de desespero e alívio, afinal estava insatisfeita com seu emprego já há algum tempo. Como ela mesma disse, estava no piloto automático há mais de 8 anos dos 12 que trabalhava como gestora num call Center, sempre dizendo às pessoas que a cercavam que tinha um sonho de abrir um pet shop, mas sempre procrastinava arrumando várias desculpas, como a estabilidade e os benefícios recebidos na organização ou que a família precisava do salário dela para sobreviver, e assim seguia procrastinando um sonho. Agora que foi demitida, poderia colocá-lo em prática, mas ainda se priva por medo “disso ou daquilo”.
Estes são os casos de muitas Marias, Joãos e Helenas que tenho encontrado na minha jornada como Coach. Muitas pessoas paralisadas pelo medo de não conseguirem, de que tudo vai dar errado, que já não tem mais idade pra “isso” ou por pensarem ser impossível.
Eu posso afirmar: é possível sim!!! É possível fazer uma transição de carreira após os 40, com família, filhos, periquito e papagaio que dependam de você! É claro que isso não vem como mágica, precisa ser sonhado, planejado, projetado, e principalmente executado. Então…
Sonhe com o que faz sentido pra você, com o que você acredita. Busque sua essência, seus talentos, sua missão de vida e defina seu propósito.
Planeje sua transição de carreira. Faça um estudo de viabilidade do próximo “passo”, seja ele qual for. Se num primeiro momento, não se mostrar viável, pense mais um pouco, arrume uma forma de viabilizá-lo, pode ser que esta forma seja apenas mudar a maneira de entregar o serviço ou produto, ou talvez neste processo você acabe criando algo que ninguém fez ou entregou como você. Não deixe de planejar os passos que te levarão até os seus resultados esperados.
Projete. Coloque sua mente pra trabalhar a seu favor. Reserve todos os dias alguns minutos para visualizar o alcance de seu propósito. Nossa mente é poderosa. Estudos mostram que em média, usamos apenas 5% da nossa capacidade mental.
Execute. Reservas financeiras podem viabilizar seu projeto sem comprometer a qualidade de vida dos seus familiares. Comece hoje! Precisa voltar a estudar? Qual é o problema? Volte! Se isso for necessário para fazer o que gosta e ainda ganhar dinheiro com isso, faça! Precisa estipular um novo padrão de vida para a sua família? Converse com eles, explique sua situação, seu momento, sua necessidade, engaje-os no seu projeto, afinal família é como uma equipe! Como diz T. Harv Eker em seu livro Os Segredos da mente Milionária: “Entre no jogo. Pense numa situação ou projeto que você tem vontade de começar. O que quer que você esteja esperando: esqueça! Comece agora de onde você está com o que você tem!”
É fundamental entrar em ação! Nem que o passo de hoje seja descobrir o que você realmente quer fazer na sua vida. Se precisar de ajuda e apoio nesta caminhada, sugiro que venha conhecer nosso programa de transição de carreira. Temos alcançado resultados extraordinários, ajudando pessoas a encontrarem seus caminhos e entrarem em ação, executando seus projetos, passando a viver com significado por que decidiram ser congruentes com seus talentos e valores.
E antes de qualquer coisa acredite, a vida pode sim (re)começar depois dos 40!
Grande abraço e até mais!
Marisol Gimenes – Coach de Carreira e Empresarial